66% dos brasileiros usam o smartphone para o trabalho, alta de 5 pontos percentuais ante 61% da pesquisa de 2019, segundo um estudo feito pelo MEF com 650 usuários de handsets. Realizada em janeiro de 2021, a análise revela que 75% dos profissionais arcam com os custos com mobile do próprio bolso; para 14% a empresa oferece o smartphone; e 11% têm o smartphone próprio, mas a companhia paga pelo uso no trabalho. A pesquisa também confirma que o WhatsApp é a principal ferramenta de comunicação no trabalho dos brasileiros.

Importante dizer: entre aqueles usuários que pagam pelo handset que usam no trabalho, sem contrapartidas, o índice aumentou 1 ponto percentual contra 74% a análise do MEF em 2019.

O estudo tem como intuito entender a evolução do uso do smartphone no trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV 2).

Contatos

Entre os tipos de informação que compartilham com colegas de trabalho, os profissionais brasileiros citaram: fotos (60%), mensagens privadas (51%), números de contato (47%), informação da companhia ou projetos (47%) e documentos (43%).

Mais da metade (54%) dos profissionais brasileiros acreditam que seus dados estão seguros, alta de 12 pontos percentuais em comparação com 42% dois anos antes.

Comportamento

Um quarto dos profissionais (26%) que participaram da pesquisa ouviram pedidos da chefia para deletar o contato de um colega de trabalho. O estudo revela ainda que 16% receberam pedidos para apagar informações e 15%, para apagar certos contatos da agenda.

Outro dado da análise mostra que as empresas de 44% dos entrevistados pediram que eles dessem mais segurança às comunicações em casa, 28% não ouviram nada do gênero e 28% não se aplicam à regra ou não trabalham em casa.