O WhatsApp (Android, iOS) é a ferramenta de comunicação móvel mais usada para trabalho no Brasil. Dos 66% de brasileiros que usam smartphone no trabalho, 84% deles utilizam o WhatsApp para essa finalidade. É o que aponta estudo feito pelo MEF com 650 profissionais, realizado em janeiro deste ano. A maioria dos empresários (43%) incentiva seus trabalhadores a usarem mensageiros públicos para se comunicar, ante pouco mais de um quarto (27%) que indicam apps privados. A pesquisa também mostra que 66% dos brasileiros usam os seus dispositivos pessoais para o trabalho.

Além do WhatsApp, o e-mail aparece como segundo meio mais usado para comunicação via celular, citado por 52%, seguido por Instagram (45%), Facebook Messenger (44%), ligações telefônicas (40%) e Telegram (29%). Ainda figuram na lista entre as múltiplas ferramentas de comunicação dos empregados: SMS (25%); o sistema próprio de mensageria da empresa (15%); Skype (15%); Snapchat (10%), iMessage (7%); MMS e RCS (7%).

O estudo tem como intuito entender a evolução do uso do smartphone no trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV 2).