A FootBallMan é uma rede de apps oficiais de clubes de futebol desenvolvidos pela francesa NetCo Sports que inclui aqueles de times europeus, como Liverpool, Mônaco, Paris Saint-Germain, assim como dez de times brasileiros e dois de equipes argentinas (Boca Juniors e Vélez Sarsfield). A empresa vem crescendo rapidamente na América Latina e espera alcançar ao fim deste ano 1 milhão de downloads na região, assim como 50 milhões de impressões/mês dentro dos apps, que são usados também como uma rede de publicidade móvel. Para 2016, a projeção é dobrar essa quantidade de impressões na região.

“Hoje temos 12 clubes, dez brasileiros e o Boca Juniores e o Vélez Sarsfield. Nós queremos crescer com publicidade, mas não apenas banner! Nós queremos ver as marcas se aproximando do mercado brasileiro”, diz Karina Tavares, diretora comercial do FootballMan para a América Latina. “Consideramos nossa rede premium. Com a marca sendo inteligente o suficiente para comunicar-se com o seu público”.

A netCo Sports acredita no crescimento do marketing mobile no meio esportivo para aumentar sua receita e presença na região da América Latina. Dentro do app de um clube parceiro, eles dão espaço para publicidade e ações de marketing – a receita é divida entre a FootballMan e a agremiação. Cada app traz informações e estatísticas de partidas e dos jogadores de cada clube.

Um dos sócios da empresa é o ex-jogador de futebol da seleção francesa Emmanuel Petit – caso você não lembre dele ou não era nascido, ele foi o autor do terceiro gol da França contra o Brasil na fatídica derrota final da Copa do Mundo 1998.

Ferramenta de publicidade e CRM

No Brasil, um dos casos de sucesso dentro da rede de apps é o espaço de publicidade da Tecnisa. Eles utilizaram o app oficial do Palmeiras para divulgar um empreendimento imobiliário. Na ocasião, a incorporadora fez campanha de “patrocínio do elenco” dentro do aplicativo e deu ênfase para os dias de jogos.

Se o Palmeiras disputa para ficar entre os quatro principais clubes do Brasileirão 2015, em seu aplicativo a história é diferente. De acordo com a executiva, o clube paulista é o que mais se destaca em downloads ante seus rivais. Mas o Corinthians deve ultrapassá-lo em breve, diz Karina

“Já estamos fazendo campanha em camisa dos clubes. A gente não quer concorrer com os aplicativos de jornais e do Sportv. Os clubes e nós não temos conteúdo para isso. Nós queremos ser uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management)”, afirma Karina.

“Apenas na América Latina, no último mês de setembro alcançamos 25 milhões de impressões no mobile. A gente acredita que a hora do mobile é agora. Podemos usar CRM, beacons, temos muito a explorar”, completa.

‘De cabeça na crise’

Com as oscilações do câmbio afetando negócios no mundo todo, a diretora comercial da FootballMan revela que a empresa pretende arriscar e buscar novos negócios, mesmo diante dos efeitos de uma economia ruim. “A mentalidade do meu CEO [Jean-Sebastien Cruz] é: ‘quando tem crise todo mundo foge e a gente precisa entrar de cabeça’. A crise atrapalha por não conseguirmos fechar patrocínios. Almejamos um clube a cada dois patrocínios, pelo menos”, diz.

No entanto, ela explica que ainda há algumas barreiras para o crescimento da publicidade digital, algo que acontece não apenas no Brasil, mas também na Europa. Morando em Paris, Karina explica que apenas em Portugal o uso do serviço sócio-torcedor, que dá descontos aos torcedores em compras de ingressos, eventos e produtos, é bem explorado. “O problema é que o mobile é esquecido para o orçamento dos clubes e empresas”, critica a executiva. “Tentamos juntar forças e fazer o produto crescer no mercado e ser valorizado como um ativo, como um produto oficial, uma ferramenta mobile para o torcedor comunicar e interagir com o clube”.

Aposta em segunda tela e estádios

Além da aposta em aplicativos de clubes, a FootballMan pretende crescer com o desenvolvimento de apps para segunda tela e estádios, além de outros esportes. Recentemente, a companhia francesa, que possui 80 funcionários – quatro deles brasileiros –, escritórios na França, Austrália, Brasil e Canadá, e um polo de tecnologia na Bielorússia, lançou app para os torcedores do estádio Allianz Riviera, em Nice, na França; para o Hipódromo da cidade francesa Valenciennes; além de apps de second screen para cobertura de hóquei no gelo para a rede canadense TVA e de futebol na Fox Sports da Austrália.