O CEO da Juniper Network, Rami Rahim, entende que a aquisição de sua empresa pela HPE une “o melhor dos dois mundos” em redes privativas. Durante o anúncio da venda de sua companhia por US$ 14 bilhões nesta quarta-feira, 10, Rahim disse a Mobile Time que “está claro que as redes celulares privativas 5G são complementares ao Wi-Fi”.

“As pessoas ficaram receosas no passado de que as redes privativas fossem um substituto do Wi-Fi. Não é nada disso. O que temos visto são clientes que querem combinar as duas tecnologias, Wi-Fi e redes privativas de quinta geração”, disse Rahim. “E o ponto principal aqui é: a estratégia (em redes) precisa ser nativa e operacional em inteligência artificial para conectar e orquestrar facilmente as redes 5G e Wi-Fi”, completou, ao dizer que a união de HPE e Juniper deixa essa estratégia de combinar as duas tecnologias “mais próxima da realidade”.

Vale dizer, a Juniper é forte no segmento de Wi-Fi e orquestração de redes com sua solução Mist AI, que é baseada em inteligência artificial proprietária, além de oferecer access points. Por sua vez, a HPE tem avançado em redes privativas com HPE 5G Core Stack e HPE Greenlake edge-to-cloud, por exemplo.

Antonio Neri, CEO da HPE, lembrou que, antes da Juniper, a sua empresa adquiriu a Athonet, que possui solução de nuvem nativa para redes privativas e que será integrada ao seu portfólio. E, agora, com a compra da Juniper, a ideia é trazer a inteligência artificial no desenvolvimento das redes de seus clientes.

“É realmente complementar (5G e Wi-Fi). Ou seja, o cliente pode ter um ambiente de alta densidade (de rede) que talvez se adapte melhor ao 5G privativo, como um armazém de distribuição. Mas, por exemplo, em um escritório o Wi-Fi é mais eficiente. Mas o grande ponto aqui é que nós podemos tratar as duas tecnologias da mesma forma. E conseguimos melhorar com tecnologias baseadas em IA para entregar a melhor experiência, com segurança, em qualquer lugar que o cliente estiver”, completou Neri.

Anunciada nesta terça-feira, a HPE comprou a Juniper Networks por US$ 14 bilhões. O foco da operação é colocar a oferta de rede com inteligência artificial como core business da fornecedora e com isso dobrar a sua receita com redes logo após o término da aquisição. De acordo com a companhia, a conclusão da operação é esperada para o final de 2024 ou começo de 2025, a depender de aprovação dos reguladores.

Imagem principal: Rami Rahim, CEO da Juniper e futuro líder da divisão de redes da HPE (reprodução: HPE via Zoom)