A Pier (Android, iOS), startup que oferece através de um app móvel a contratação de seguro contra roubo e furto de smartphones, está desenvolvendo um sistema para que o preço cobrado seja personalizado, levando em conta os hábitos do dono de cada aparelho. Ou seja, duas pessoas que tenham o mesmo modelo de smartphone poderão ter mensalidades diferentes dependendo de uma série de fatores individuais, como trabalhar dentro ou fora de casa, por exemplo. A solução vai comparar diversas informações que indicam a exposição ao risco de assalto para calcular o valor do seguro, exatamente como já é feito hoje em seguros de automóveis. A novidade será lançada este ano.

A startup trabalha atualmente com o modelo de comunidade, no qual a maior parte do dinheiro pago pelos segurados é utilizado para o pagamento de reembolsos. No momento, a empresa realiza reajustes semestrais, levando em conta a variação dos preços dos smartphones e também o percentual gasto com reembolsos nos últimos meses. Com a personalização do valor do seguro, os preços e seus reajustes passarão a ser individuais.

A Pier oferece seguros para iPhones a partir do 6S, e para modelos da Samsung das séries S (a partir do S8), J (a partir do J2 Prime), A (a partir do A10) e Note (a partir do Note 8). Todo o processo de contratação é feito via app dentro do próprio aparelho a ser segurado, o que permite que a empresa monitore o comportamento de uso, como o deslocamento diário, o que poderá ser computador no cálculo futuro do seguro personalizado.

Para contratar a Pier é preciso fazer uma solicitação através do app. Mais de 70 mil pedidos já foram feitos. A startup acumula mais de 20 mil smartphones segurados. Neste momento, há 12,6 mil membros ativos, ou seja, com o seguro ativado, crescimento de 642% em 12 meses. Há usuários espalhados por mais de 800 cidades em todos os estados do País. Vale lembrar que o serviço pode ser cancelado a qualquer momento pelo segurado.

“Nosso NPS é de 92 no ato do reembolso”, relata orgulhoso o CMO da Pier, Lucas Prado, em conversa com Mobile Time. Já foram providos reembolsos para mais de 1 mil smartphones. 80% dos reembolsos são pagos em até cinco dias. O recorde da empresa foi prover reembolso em apenas três minutos. A Pier quer baixar ainda mais esse tempo com a adoção de alguns mecanismos de automatização, incluindo soluções de reconhecimento de imagens e inteligência artificial ao longo deste ano.

Tela Viva Móvel

A personalização do valor do seguro do smartphone é uma iniciativa inovadora no setor de seguros e por isso o CMO da Pier foi convidado para apresentar mais detalhes do projeto em palestra durante o 19º Tela Viva Móvel, que acontecerá no dia 4 de maio, no WTC, em São Paulo. O evento, que se dedica em apresentar cases inovadores através do mobile em diferentes verticais da economia, conta até agora com outros três palestrantes confirmados: Jean-Marie Truelle, CEO e fundador do Popsy; Juliana Loyola, gerente de gestão e conteúdo móvel da Oi; e Reinaldo Sima, diretor de TI da MRV.

O Tela Viva Móvel é organizado por Mobile Time. Para mais informações sobre o evento, acesse www.telavivamovel.com.br, ou ligue para 11-3138-4619, ou escreva para [email protected].