A RNP fará uma prova de conceito de luminária conectada neutra em Campos Formoso, cidade a 400 km de Salvador, ainda sem data definida. De acordo com Eduardo Grizendi, diretor de engenharia de operações da rede de educação e pesquisa, a ideia é chamar duas operadoras para o teste e, se possível, uma torreira.

Durante o Fórum de Operadoras Inovadoras 2024, evento organizado por Mobile Time e Teletime nesta quarta-feira, 10, o executivo explicou que a demanda veio do governo federal e o intuito do teste é definir um modelo de negócios viável para esta tecnologia em mobiliário urbano.

O diretor afirmou que parte do investimento na luminária pode vir da taxa de iluminação que as cidades cobram e ajudar a desonerar o Opex para municípios e operadoras. Por sua vez, as teles podem assumir a operação e fazer a manutenção dos equipamentos, inclusive do LED. E as empresas de torres podem entrar com um modelo de compartilhamento de ERB, ou seja, uma “luminária neutra”.

Sem nomes de fornecedores ou operadores definidos, Grizendi afirmou que a luminária poderá ter Wi-Fi, 5G e fibra ótica, além da iluminação em LED com telegestão. A frequência ainda não foi definida.

Imagem principal: Eduardo Grizendi, diretor de engenharia de operações da RNP (crédito: Elaine Ballog/Mobile Time)