Qualcomm

Velocidade máxima do novo modem X70 em teste de laboratório (reprodução: Qualcomm)

A Qualcomm anunciou nesta terça-feira, 10, um modem para a quinta geração de redes celulares com velocidade máxima de 8,3 gigabytes por segundo (Gbps) de download, o Snapdragon X70 5G. Durante o Qualcomm Summit 5G, realizado nos Estados Unidos, a companhia apresentou o chip que é destinado ao 5G em frequências de ondas milimétricas e abaixo de 6 GHz.

Em teste no laboratório da companhia em San Diego, EUA, o modem obteve a agilidade de downlink anunciada na frequência de 26 GHz. Em termos comerciais, os 8,3 Gbps permitiriam um download de um filme de 120 com resolução 4K em apenas 34 segundos.

O Snapdragon X70 também consegue fazer carrier aggregation em TDD que obteve 6 Gbps de velocidade máxima de download.

Outra novidade do modem é o Qualcomm Smart Transmit 3.0 que permite ampliar e melhorar a cobertura e velocidade de downlink do 5G com antenas de rede celular e agora Wi-Fi e Bluetooth.

O modem Snapdragon X70 está atualmente em teste com os fabricantes (OEMs, no jargão do mercado). Os primeiros lançamentos comerciais deste chip em dispositivos móveis devem acontecer até o final de 2022.

Robótica

Plataforma de robótica RB6 (Foto: divulgação/Qualcomm)

A Qualcomm também apresentou no evento duas novidades para automação robótica: a plataforma Qualcomm Robotics RB6 e o design de referência com rodas Qualcomm Robotics RB5. Ambas as tecnologias foram desenvolvidas para ajudar fabricantes na criação de robôs, drones e máquinas inteligentes. Ambos foram pensados para serem equipamentos de robótica em setores como: logística; saúde; varejo; centros de distribuição; agricultura; construção; e utilities.

A plataforma RB6 vem com conectividade 5G para ondas milimétricas e motor de inteligência Qualcomm AI Engine com capacidade de 70 a 200 trilhões de operações por segundo (ToPS). O RB5 também tem motor de IA e 5G.

O Qualcomm RB6 está disponível para compra como kit de desenvolvedor via Thunderstorm. E o Qualcomm RB5 chega inicialmente com pré-venda via ModaAI.

Parceria

Além das tecnologias, a Qualcomm firmou parceria com a operadora vietnamita Viettel para desenvolver uma rede 5G virtualizada e em OpenRAN. Usando tecnologia Qualcomm X100 5G RAN e o QRU 100 5G RAN Massive Mimo, a ideia é simplificar o desenvolvimento de redes e reduzir os custos de instalação.