Por meio da Audacetech, a Stock Car anunciou, nesta segunda-feira, 10, que está se juntando às empresas Qualcomm e Vivo, para demonstrar soluções tecnológicas baseadas em conectividade 5G e realidade estendida (XR). A Audacetech é a divisão tecnológica do Veloci Group, que controla a Vicar, empresa promotora de eventos de automobilismo esportivo pertencente à Veloci Investimentos, que é controlada pelo Fundo United Partners e empresa proprietária da Stock Car.

O objetivo é ampliar a experiência do público e oferecer mais ferramentas para as equipes que competem na Stock Car. Entre as iniciativas planejadas, está o evento Snapdragon Copilot, que possibilita a transmissão em 5G, proporcionando uma visão 360 graus de dentro do carro para os espectadores, como se estivessem virtualmente sentados ao lado do piloto. Segundo a Audacetech, a tecnologia será uma das principais novidades do novo carro da Stock Car, que está sendo desenvolvido pela empresa e será lançado em 2024.

Em colaboração com as empresas Panorama Antennas e Beenoculus, o projeto já foi testado em uma das etapas da Stock Car em Interlagos, em São Paulo, e no último domingo, 9, quando foi apresentado aos fãs da competição no autódromo da capital paulista. Convidados puderam conferir a transmissão imersiva com óculos de realidade aumentada, baseados na plataforma Snapdragon XR2. No futuro, os espectadores poderão acompanhar a corrida a partir de qualquer lugar através de smartphones e PCs, por meio do recurso 360 graus.

Como funciona

A transmissão é realizada utilizando uma câmera de vídeo de alta resolução 360 graus estabilizada, com soluções da Qualcomm. Para viabilizar o projeto, foi instalado no carro um roteador 5G veicular, especialmente desenvolvido para suportar as altas temperaturas de dentro do veículo, e que utiliza a energia da bateria do carro como fonte de alimentação. Esse tipo de roteador 5G veicular possui uma entrada para conectar uma antena externa do tipo “tubarão” 4×4 MiMo 5G (ou seja, um modelo de antena que se apoia na parte superior do carro, no teto, com a aparência parecida com a de uma barbatana de tubarão), fornecida pela Panorama Antennas. A utilização dessa antena possibilitou a melhoria na captação do sinal 5G em toda a pista de Interlagos, com os carros em alta velocidade.