A gestão de frotas corporativas de veículos compartilhados ainda é um desafio no Brasil, mesmo para grandes empresas. Não raro, os carros são reservados de maneira manual, com o controle sendo feito em planilhas em papel. Para resolver essa dor, a startup Joycar criou uma solução digital de carsharing corporativo que foi adotada por 12 companhias até agora, incluindo Honda, Hyundai, Petrobras e Raízen.

“Algumas empresas já trabalham com carros compartilhados, ou ‘car pool’, como chamam, mas utilizam uma gestão muito manual. Isso independe do tamanho da empresa: algumas de grande porte ainda fazem a gestão dos carros na prancheta. A gente resolve essa questão oferecendo uma forma mais automatizada, com experiência totalmente digital para o colaborador. Além disso, ajudamos a mapear a frota e a otimizá-la”, explica Rafael Taube, CEO da Joycar, em conversa com Mobile Time.

Joycar

Rafael Taube, CEO da Joycar. Foto: divulgação

Um equipamento desenvolvido pela Joycar e homologado pela Anatel é instalado nos veículos para coletar e transmitir dados para a plataforma da empresa através da rede móvel. Ele informa nível de combustível, quilometragem, rota, velocidade média e alerta em caso de excesso de velocidade. Além disso, controla as travas do carro, que só pode ser aberto via app – ou pelo crachá do funcionário, se estiver em local sem cobertura celular. As chaves ficam dentro do porta-luvas, mas só é possível dar a partida se o veículo estiver liberado no sistema.

Os colaboradores da empresa reservam os carros através de um app, que pode ser uma versão white label criada com a marca da companhia ou o app padrão da Joycar. Também pelo smartphone, o colaborador que utilizar o carro pode informar em caso de avaria ou de necessidade de limpeza do veículo.

O gestor da frota, por sua vez, acompanha todas as informações por um painel na web, incluindo a taxa de ocupação dos carros, o histórico de reservas etc. É possível definir alertas para manutenção dos veículos e criar um checklist para ser respondido por cada usuário depois de cada viagem. Há também um módulo de carona, para que funcionários que farão o mesmo trajeto dividam o carro em uma mesma viagem.

A automatização acaba propiciando a otimização da frota. Em um dos clientes da Joycar foi possível reduzir a quantidade de veículos pela metade e, ao mesmo tempo, multiplicar por quatro o número de usuários dos carros compartilhados, afirma Taube.

A Joycar espera dobrar seu faturamento este ano e triplicar em 2022. Recentemente, a startup levantou R$ 2,3 milhões pela plataforma Eqseed.