Ilustração de Cecília Marins

Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

A Abecs quer avançar com a opção de compra em cartão de débito no e-commerce e tem um rol de soluções a serem lançadas no primeiro trimestre de 2023. De acordo com Rogério Panca, presidente da associação, uma delas se refere ao pagamento para o comerciante no mesmo dia que o seu cliente realiza a compra. Esse movimento ocorre pela queda do valor transacionado do cartão de débito no comércio eletrônico, uma vez que o consumidor está preferindo o Pix ao débito/boleto.

Divulgado nesta quinta-feira, 10, o relatório das movimentações financeiras de cartões da Abecs revela uma queda de 30,5% nas compras em débito para R$ 2,5 bilhões. Na tarjeta de crédito a associação registrou alta de 21% com R$ 170 bilhões e o cartão pré-pago subiu 48%, com R$ 2,5 bilhões.

“O crédito sempre foi o favorito e consolidado no e-commerce. Nós vemos o débito perdendo o espaço, do modo como é hoje. Vemos o Pix crescendo no e-commerce e sabemos que temos pontos a melhorar no débito no e-commerce, como a experiência do usuário, jornada de consumo, disponibilização dos recursos, economia e liability”, explicou Panca.

De acordo com o executivo, a Abecs trabalha em seis grandes frentes para mudar a relação do débito com o e-commerce. Panca citou três delas:

  1. Débito no e-commerce sem autenticação;
  2. Padronizações para política de chargeback;
  3. E a mudança do prazo de liquidação no débito, com redução do float em D-ZERO para equiparar com o Pix.

O presidente da Abecs explicou ainda que a redução da liquidação para o mesmo dia será algo para transações “presenciais e não presenciais”.