Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

Os jogos móveis tiveram US$ 600 milhões de receita no Brasil em 2022 nas lojas de aplicativos, um aumento de US$ 70 milhões em comparação com 2021. De acordo com relatório da Data.Ai divulgado nesta quarta-feira, 11, os jogos de tiro lideram com US$ 96 milhões. Importante dizer, o estudo analisa dados da App Store e Google Play e revela que a metade dessa receita é concentrada em apps de estúdios norte-americanos e chineses.

Em downloads de games móveis, o País contabilizou 4,6 bilhões, 160 milhões a mais que um ano antes. A subcategoria com mais consumo são os jogos hipercasuais, com 1,3 bilhão de downloads.

Por faixa etária, os jogos com mais usuários ativos mensais (MAUs) são Roblox entre 18 e 24 anos; Candy Crush Saga, entre 25 e 44 anos; e Craftsman Building, na faixa acima de 45 anos. Por gênero, Candy Crush é o mais jogados entre mulheres e Free Fire, entre os homens brasileiros.

Em 2022, o app mais baixado e com mais MAUs foi Stumble Guys. E o que mais ganhou receita foi Coin Master. Por estúdio, o Embracer Group é o que teve mais downloads em seus jogos, sendo Phone Case DYI o principal de seu portfólio. E a companhia com mais receita obtida com os gamers brasileiros foi o Moon Active, que gerencia o Coin Master.

Global

No mundo, os gastos de usuários com aplicativos chegaram a US$ 110 bilhões, US$ 6 bilhões menos que 2021. A categoria com mais consumo é RPG, com US$ 25,5 bilhões. A China responde por US$ 30 bilhões da receita global, 37% do total. EUA representam 17%, com US$ 14 bilhões.

Por sua vez, os downloads de games saltaram 6,6 bilhões e chegaram a a 90 bilhões de instalações em 2022, sendo 17,5 bilhões de jogos hipercasuais.

O jogo mais baixado no mundo foi Subway Surfers; o com mais receita, Honor of Kings; e o com mais MAUs, Roblox. O estúdio com mais instalações em 2022 foi o Azur Interactive Games, que tem como carro-chefe o jogo Worms.Zone.io. E o estúdio que mais teve ganhos com games foi a Tencent, responsável pelo Honor of Kings.