O deputado Fausto Pinatto (PP/SP) pediu para que o Ministério da Defesa assim como o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) sejam ouvidos pelo Grupo de Trabalho (GT) da Câmara que acompanha o processo de implantação do 5G no Brasil. A data marcada para esta reunião entre parlamentares e membros do governo é 24 de fevereiro – mesmo dia em que o presidente da Anatel, Leonardo Euler, agendou a votação do relatório do 5G.

O pedido foi feito na quarta-feira, 10, durante reunião do GT com operadoras de telecom. Segundo Pinatto, “existe uma guerra entre Estados Unidos e China em relação ao 5G e que precisa ser esclarecido o boato de possibilidade de espionagem”. De acordo com o deputado, um dos principais pontos a serem discutidos é a real necessidade de implementação de uma rede privativa para o governo federal, prevista no edital. “Isso vai atrasar a implementação do 5G? Isso vai ser repassado ao consumidor?”, questionou.

O deputado Vitor Lippi (PSDB/SP), que também participou da reunião, no entanto, descartou a possibilidade de espionagem, assim como as operadoras presentes. “Todos nós usamos equipamentos chineses há mais de 20 anos no Brasil, e a questão da segurança é um valor maior para as empresas”, destacou Fábio Andrade, vice-presidente de relações institucionais da Claro.