A Nokia e a Samsung firmaram um acordo de licenciamento das patentes de vídeo da fornecedora finlandesa nesta quinta-feira, 11. Nas regras do contrato, a fabricante de smartphone pagará royalties para usar as inovações multimídia da parceira.

Segundo o presidente da Nokia, Jenni Lukander, o acordo valida os anos de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e as contribuições da empresa para os padrões tecnológicos em multimídia e vídeo.

Os valores do acordo não foram revelados.

Finanças

Além do acordo com a Samsung, a Nokia revisou a estrutura de seu relatório financeiro. Com validade a partir de 1º de janeiro de 2021, os lucros e perdas (P&L) serão divididos entre quatro unidades de negócios: redes móveis (Mobile Networks); infraestrutura de rede (Network Infrastructure); nuvem e serviços de rede (Cloud and Network Services de Networks); e grupo comum e outros (Common Group and others).

Ao todo, sete áreas de produtos foram alteradas em sua nomenclatura. São elas, no original em inglês:

  •     Network Management virou Mobile Networks de Nokia Software;
  •     Submarine Networks foi para o Network Infrastructure saindo do grupo comum e outros;
  •     Packet Core foi reclassificado como Cloud and Network Services de Networks;
  •     Enterprise Solution Services mudou para Cloud and Network Services de Networks;
  •     Managed Services passa a ser Cloud and Network Services de Networks;
  •     Network Cognitive Services agora é Cloud and Network Services de Networks;
  •     E Digital Automation and Analytics & IoT migrou para Cloud and Network Services do grupo comum e outros;

Nota-se que em redes móveis entra gerenciamento de redes, mas saem Enterprise Solution Services, Managed Services e Network Cognitive Services para nuvem e serviços de rede. Sistemas de radiofrequência seguem com o grupo comum e outros.

Como resultado da mudança as áreas de redes fixas, redes IPs, redes ópticas e redes submarinas terão apresentação separadas de receitas de vendas, algo que acontece atualmente e será mantido em provedores de serviços de comunicação, empresas e licenças.

Equipamentos e serviços

Outras duas novidades da companhia de redes nesta quinta-feira são: o lançamento de um serviço comercial para gerencial de Open RAN, Service Enablement Platform (SEP), baseada em nuvem para entregar programação de rede em rádio, inteligência artificial e machine learning no universo do OpenRan; e um teste para implementação de aplicações B2B em 5G com a operadora da LG na Coreia do Sul, a LG U+.

O SEP estará disponível para provedores de rede até o final do primeiro trimestre. E os testes com a operadora sul-coreana serão divididos em duas partes, a primeira começou em fevereiro no laboratório da Nokia e a outra será em campo no centro operacional da LG U+ em Kyung Nam, Coreia do Sul.