A BusZAP comercializou no ano passado 190 mil passagens de ônibus através do WhatsApp, o que representa um crescimento de 150% em comparação com 2022. Para 2024, a expectativa é repetir um crescimento de 150%, chegando a 475 mil passagens.
A BusZAP desenvolveu uma solução de comércio conversacional para venda de passagens de ônibus por WhatsApp através de um bot em modelo white label, usada por mais de 30 viações, incluindo Cometa e 1001, mas que também existe na forma de um marketplace próprio. A BusZAP fica com uma comissão sobre cada venda realizada.
A venda é feita de maneira 100% automatizada, sem a interação com humanos. É usado um motor de processamento de linguagem natural (PLN) em português para o robô conseguir entender melhor a intenção de cada consumidor.
“Trabalhamos muito no refinamento da inteligência artificial, para trazermos resultados de busca cada vez mais relevantes. Entendemos que apresentar um número excessivo de opções é ruim. Procuramos uma experiência de hiperpersonalização nos resultados de cada busca. Há viações que atingem um recorrência de 40% por mês conosco. É gente que faz a mesma rota, no mesmo horário, às vezes na mesma poltrona”, relata Victor Coutinho, CEO da BusZAP, em entrevista para Mobile Time.
Mais recentemente foi lançado um módulo para envio ativo de mensagens, que pode ser usado para marketing e notificações de quaisquer alterações na viagem, como eventuais atrasos. O uso do WhatsApp como canal para esse tipo de comunicação reduziu em 70% a quantidade de reclamações em algumas viações em relação a mudanças de última hora. As mensagens de marketing no WhatsApp, por sua vez, apresentam uma taxa de abertura 70% maior que em outros canais digitais.
As viações parceiras têm acesso a um painel com dados das vendas via BusZAP, o que acaba contribuindo com insights para seus negócios “Mostramos quais campanhas fazem mais sucesso; de onde vêm os usuários que compram mais; quais as rotas mais buscadas e as mais buscadas que a viação não tinha para vender etc”, descreve Coutinho.