A empresa do aplicativo Moovit firmou uma parceria com o Ministério dos Transportes e Telecomunicações do Chile para os usuários poderem utilizar o app de maneira precisa nas cidades-sede da Copa América, principal evento de futebol sul-americano que acontece a partir desta quinta-feira, 11, naquele país.

Agora, as pessoas poderão usar o app para se locomover utilizando o transporte público em Valparaíso, Vinã Del Mar, Concepción, Antofagasta, La Serena, Rancagua, Temuco, além de Santiago que utilizava o Moovit desde 2013. Ao todo, nove milhões de habitantes poderão ser beneficiados pelo app.

Para Andrés Gómez Lobos, ministro dos Transportes e Telecomunicações, a entrada do aplicativo faz parte da estratégia de cidades inteligentes, com parcerias público-privadas (PPP) para desenvolver soluções móveis aos cidadãos. Lobos afirma que a parceria deu certo devido à política de dados abertos do governo.

O Moovit funciona como um "Waze para pedestres", ele mostra em tempo real rotas melhores e mais rápidas para o transeunte chegar ao seu destino, além de informar horários de linhas de ônibus, trem e bonde. Criado por uma startup israelense, o aplicativo está presente em 500 cidades de 55 países e é usado por 20 milhões de pessoas. Desses usuários, a América Latina representa 30%.