A Brasilprev espera movimentar R$ 300 milhões em vendas, aportes e realocações em seus fundos de previdência privada através de conversas com seu bot no WhatsApp neste ano. Será um aumento de 160% em comparação com os R$ 115 milhões registrados no ano passado. O volume tem crescido rapidamente: em 2023 foram movimentados R$ 25 milhões com o bot no app de mensageria.
“Em um horizonte não muito distante esperamos chegar a R$ 1 bilhão”, diz Bruno Venceslau, superintendente de dados, IA e negócios digitais da Brasilprev, em conversa com Mobile Time.

Bruno Venceslau, da Brasilprev
Uma novidade recente é a venda pelo WhatsApp de planos de previdência em mar aberto, ou seja, para o público em geral, mesmo para quem não é correntista do Banco do Brasil. O app de mensageria é o primeiro canal em que isso acontece. A conversão atualmente é de 4% e a expectativa é de alcançar entre 12% e 15% até dezembro, prevê o executivo.
“Começamos a venda em mar aberto no WhatsApp em novembro do ano passado. Implementamos mais de 30 melhorias desde então, a partir da análise do comportamento dos clientes durante a jornada. A conversão inicialmente era menor: 2%. Agora estamos em 4%”, relata Venceslau.
Combinação de tecnologias no bot da Brasilprev
O bot da Brasilprev mescla várias tecnologias. A maior parte da jornada é orquestrada pelo Watson, da IBM, incluindo a transcrição de áudio para texto. Mas quando o cliente quer fazer uma realocação dos seus fundos é utilizada inteligência artificial generativa com motor da OpenAI para entender melhor a solicitação.
Além disso, a Brasilprev usa uma solução de machine learning para identificar qual seria a melhor oferta a ser apresentada para cada pessoa, de acordo com os dados e histórico que sabe dela.
Também há planos de adotar agentes de IA para auxiliar no processo de curadoria do próprio bot, ajudando na identificação de intenções e de aprimoramentos das jornadas.
Atendimento em canais digitais
Em 2020, 80% dos atendimentos da Brasilprev aconteciam via call center e 20%, em canais digitais. Em 2024, a balança se inverteu: 29% foram pela central e 71%, em meios online. Neste ano de 2025, até o momento, 20% dos atendimentos aconteceram no call center e 80%, em canais digitais.
Ao mesmo tempo, o volume total de atendimentos vem aumentando. Em 2020 foi 1,1 milhão e a projeção para 2025 é de 2,6 milhões.
Mais de 1,2 milhão de pessoas já foram atendidas pelo bot da Brasilprev no WhatsApp. A empresa opera no número 11-4004-7170.
Super Bots Experience & Forum de Autoatendimento Digital
O superintendente de dados, IA e negócios digitais da Brasilprev, Bruno Venceslau, é um dos primeiros participantes confirmados no 11º Super Bots Experience & Forum de Autoatendimento Digital, evento que acontecerá dias 21 e 22 de agosto, no WTC, em São Paulo, sob organização do Mobile Time. Venceslau participará do painel “AI commerce, uma nova etapa no comércio conversacional”.
Confira a agenda atualizada e mais informações em www.botsexperience.com.br
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA