O WeChat (AndroidiOS), da empresa de internet chinesa Tencent, anunciou, nesta terça-feira, 11, que a Apple abriu uma loja online em sua plataforma de mídia social, gerando uma expansão dos canais de varejo da empresa norte-americana na segunda maior economia do mundo.

O aplicativo de mensagens dominante na China, que também oferece e-commerce, transmissão ao vivo e serviços de pagamento, disse que os usuários podem comprar produtos da Apple, incluindo iPhones, iPads, Apple Watches e Macs, na loja online. Não é a primeira vez que a Apple lança uma loja em uma plataforma chinesa, como aponta a agência de notícias britânica Reuters. A fabricante do iPhone também tem uma loja na plataforma de comércio eletrônico Tmall, da rival Alibaba. Além disso, a Apple tentou comercializar seus produtos em uma transmissão ao vivo na China pela primeira vez em maio deste ano, com um show de uma hora de duração.

De acordo com os dados da Counterpoint Research, as vendas de smartphones na China no primeiro trimestre caíram 5% em relação ao ano anterior, marcando o menor número de vendas no primeiro trimestre para o país desde 2014. No entanto, mesmo com a queda do mercado de smartphones, a Apple ainda manteve sua liderança como a principal fornecedora de aparelhos no país, com uma participação de mercado de 20%, uma melhoria de 2 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano anterior.