A partir de uma iniciativa da ONG Gerando Falcões a comunidade Favela Marte, em São José do Rio Preto/SP, terá rede 5G. Para promover a conectividade na região, TIM juntou-se ao projeto com Motorola e American Tower – que vão disponibilizar os equipamentos necessários para moradores e infraestrutura.

A chegada do 5G à Favela Marte faz parte do projeto Favela 3D (digna, digital e desenvolvida), idealizado no local pela Gerando Falcões e pelo Instituto Valquírias World e beneficiará 200 famílias.

A proposta é que a cobertura tecnológica abra portas para projetos de inclusão social, promovendo uma série de iniciativas nas áreas de educação a distância, serviços financeiros, telemedicina, ações de empreendedorismo com o Instituto TIM, além da inclusão de mulheres no mercado de trabalho.

A expectativa é que o projeto do 5G na Favela Marte comece a operar dentro de um ano. No momento, a comunidade passa por um processo de urbanização, com a American Tower, de modo a viabilizar as instalações das antenas. A empresa também participa de iniciativas para a criação das praças e dos espaços de formação, como a doação de mobiliários e equipamentos para a montagem de um laboratório digital. Inclusive, algumas casas foram demolidas para darem lugar ao novo projeto de urbanização. As famílias estão abrigadas por meio de aluguel social.