Usuários poderão utilizar seus próprios avatares para realizar videochamadas no WhatsApp e no Messenger (Crédito: Meta/reprodução)|Atualização dia 11 de outubro de 2022, às 20 horas, com mais informações sobre os Codecs Avatars| A Meta anunciou nesta terça-feira, 11, uma expansão da utilização do seu avatares, que deve ser lançada em 2023. Será possível usar seu próprio boneco virtual para realizar videochamadas no Messenger (Android, iOS) e WhatsApp (Android, iOS).

“Acho que avatares e bate-papo por vídeo serão como esse terceiro modo entre o vídeo e fora dele. Você ainda pode se expressar e reagir, mas não está na câmera. É como um modo melhor de câmera desligada”, disse Mark Zuckerberg, no evento Meta Connect.

O CEO da Meta explicou que os headsets de realidade virtual já conseguem fazer o rastreamento da cabeça e das mãos. Por isso o avatar consegue se mover e soar como o usuário. O que a companhia quer fazer agora é levar essa tecnologia para smartphones e computadores, utilizando câmeras e microfones dos dispositivos. Se a pessoa piscar na frente do celular, por exemplo, seu avatar piscará também.

Uma parceria para integração dos avatares ao Zoom (Android, iOS) foi anunciada. Assim como no Messenger e WhatsApp, ela possibilitará que usuários utilizem seus próprios bonecos em videochamadas e videoconferências, quando não quiserem aparecer na frente da câmera.

Zuckerberg também revelou que os kits de desenvolvimento de software (SDK, do inglês Software Development Kits) dos avatares da Meta estarão disponíveis para Android e iOS. Isso significa que desenvolvedores poderão integrar os avatares da Meta aos seus apps. Alguns deles já estão realizando testes com a companhia, mas o recurso deve ser lançado para todos em 2023.

Nova geração avatares

Uma das grandes novidades anunciada pela Meta para sua próxima geração de avatares, que chegará ao público em 2023, é que eles terão pernas e pés, além de gráficos aprimorados. Por enquanto, os bonecos só estão disponíveis da cintura para cima, devido à dificuldade de prever movimentos da parte de baixo. A atualização chegará primeiro à plataforma social de realidade virtual da Meta, o Horizon Worlds. “Esse era provavelmente o recurso mais pedido no nosso road map”, disse o CEO.

Também foi anunciada a possibilidade de o usuário sincronizar um único avatar para utilizá-lo em diferentes plataformas e apps. Os bonecos poderão ser os mesmos no Horizon Worlds, Instagram, Facebook, Messenger e WhatsApp, em que inicialmente estarão disponíveis por meio de stickers. A companhia também pretende adicionar avatares aos Reels, do Instagram.

Esses são exemplos de Codec Avatars que podem ser renderizados com a tecnologia que a Meta está testando. (Crédito: reprodução/Meta)

Zuckerberg também mencionou que a Meta está testando uma nova versão do Codec Avatar. Estes bonecos virtuais hiperrealistas podem ser renderizados a partir da câmera do celular. Basta o usuário filmar o seu próprio rosto de diferentes ângulos e fazendo diversas expressões faciais. O CEO ressaltou, no entanto, que o recurso está em fase de testes e pode não chegar ao metaverso, já que exige uma grande capacidade de processamento.