As ouvidorias das cinco maiores operadoras de telecom e TV por assinatura do País – Claro, TIM, Sky, Vivo e Oi – registraram, no ultimo ano, 3,3 milhões de reclamações de consumidores que tentaram resolver seus problemas nas centrais de atendimento, mas não conseguiram.

O serviço foi implantado em agosto de 2020 por determinação da Anatel, que afirma que este número é 33% mais alto que o total de reclamações registradas na agência no período (2,35 milhões) contra as mesmas cinco operadoras. Desde abril deste ano, o volume de demandas registradas nas ouvidorias supera o número de reclamações registradas contra estas prestadoras na agência.

De acordo com Elisa Leonel, superintendente de relações com consumidores da Anatel, as pessoas já recorrem com facilidade às ouvidorias quando percebem que suas demandas não estão sendo atendidas, e isso é positivo.

As ouvidorias são comandadas por profissionais vinculados à presidência da operadora e têm a incumbência de gerar relatórios analíticos, apontar as causas dos problemas mais recorrentes, e sugerir iniciativas para a mitigação de conflitos com o consumidor.