Telegram

Pavel Durov é CEO do Telegram

O Telegram (Android, iOS) ultrapassou a marca dos 500 milhões de usuários ativos na primeira semana de janeiro de 2021. Em post em seu canal no app de mensageria, Pavel Durov, CEO do Telegram, disse também que 25 milhões de novos usuários ingressaram no aplicativo apenas nas últimas 72 horas. Esses novos usuários vieram de todo o mundo: 38% da Ásia; 27% da Europa; 21% da América Latina; e 8% das regiões do Oriente Médio e Norte da África (MENA, na sigla em inglês).

No ano passado, o aplicativo registrou uma média de 1,5 milhão de novos inscritos todos os dias. “Tivemos um surto de downloads antes, ao longo de nossa história de 7 anos de proteção da privacidade do usuário. Mas desta vez é diferente”, escreveu Durov.

“As pessoas não querem mais trocar sua privacidade por serviços gratuitos. Eles não querem mais ser reféns de monopólios de tecnologia que parecem pensar que podem se safar com qualquer coisa, desde que seus aplicativos tenham uma massa crítica de usuários”, completou o CEO do Telegram em seu post.

De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria no Brasil de agosto do ano passado, o Telegram está instalado em 35% dos smartphones nacionais, tendo registrado aumento de 20 pontos percentuais em dois anos.

O motivo

O crescimento exponencial do número de usuários ativos no Telegram tem como principal motivo a mudança nas regras de privacidade do WhatsApp (Android, iOS). Apesar de o app de mensageria de Mark Zuckerberg compartilhar dados com as outras empresas do Facebook desde 2016, a nova política causou desconforto entre usuários e especialistas. Entre as novidades dessa vez, o app vai compartilhar dados de transações financeiras, uma abertura para a chegada do Facebook Pay.