|Publicado originalmente no Teletime| Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden defendeu uma ação bipartidária de congressistas norte-americanos para um projeto de regulação das grandes empresas de tecnologia (big techs) no país.

Em artigo de opinião publicado no Wall Street Journal, o político propôs que democratas e republicanos dos Estados Unidos se unam em um projeto para responsabilização das plataformas digitais. Movimentos similares são discutidos no Brasil e na Europa, ainda que em contextos e escalas distintas.

No caso norte-americano, proteções relacionadas à privacidade foram colocadas pelo presidente em papel de destaque, incluindo limites para uso de dados de geolocalização, biométricos, médicos e de crianças e adolescentes.

Biden também defendeu reforma para responsabilização das plataformas em temas como conteúdo discriminatório e funcionamento de algoritmos. Neste sentido, uma revisão de ato que isenta as big techs de responsabilidades sobre o conteúdo postado nas suas redes (a Seção 230 do Communications Decency Act) foi demandada.

O chefe do executivo dos Estados Unidos ainda rememorou ações tomadas nos últimos dois anos para regular as gigantes da telecnologia. “Já ouvimos bastante sobre a criação de comitês. Agora é hora de caminhar e fazer algo”.