O WhatsApp (AndroidiOS) lançou, nesta última quinta-feira, 11, uma ferramenta em que agora os usuários podem criar, editar e compartilhar figurinhas dentro do app para os dispositivos da Apple. Dessa forma, não há mais necessidade de baixar outros aplicativos para a criação delas. O lançamento será feito de modo gradual durante as próximas semanas e ainda não incluirá os celulares Android, de acordo com a Meta.

As versões anteriores ao iOS 17 vão estar impossibilitadas de usar a nova funcionalidade, permitindo somente a edição de stickers que já existe. Os portadores de iPhone ou iPad poderão, por sua vez, usar fotos de suas galerias para criar suas próprias figurinhas, além de poder personalizar as que já estão em seu arquivo de stickers no app.

Com a criação, os usuários conseguirão também utilizar as ferramentas de texto, desenho e a função de sobreposição, assim como o editor do Instagram, também da Meta, que utiliza o corte automático a partir de inteligência artificial (IA).

Como criar uma figurinha

  • Primeiramente, é necessário que o usuário abra a sessão de figurinhas próprias dentro do WhatsApp, selecionando o ícone de figurinha localizado à direita da caixa de texto;
  • Assim, ele deverá selecionar a aba “criar sticker” e escolher uma imagem de sua galeria;
  • Em seguida, o usuário pode personalizar o sticker com a adição de texto, desenho, sobreposição ou qualquer outra funcionalidade disponível;
  • A figurinha, então, está pronta para ser compartilhada.