Conforme se aproxima uma nova edição do Mobile World Congress (MWC), maior feira de telefonia móvel do mundo, os jornalistas começam a receber convites para coletivas de imprensa das grandes marcas e, instantaneamente, passam a circular rumores sobre o que será anunciado no evento. Este ano, é possível destacar duas grandes expectativas: a apresentação do Galaxy S5, novo smartphone top de linha da Samsung, e o anúncio do primeiro smartphone da Nokia com sistema operacional Android.

A Samsung convocou uma coletiva para a noite de 24 de fevereiro, primeiro dia do MWC. O convite traz o título "Unpacked 5", o que levou a imprensa internacional a supor que se trata da apresentação do sucessor do Galaxy S4. Pelos rumores que circulam, será um aparelho com tela um pouco maior que seu antecessor (5,2 polegadas), 3 GB de RAM, câmera de 16 ou 20 MP, e versões com processador quadcore Snapdragon de 2,5 GHz e outra com processador octacore da própria Samsung.

Do lado da Nokia, o jornal Wall Street Journal revelou que a empresa vai finalmente aderir ao Android, com foco nos mercados emergentes. O primeiro modelo deverá se chamar Nokia Normandy. Ele não virá com os clássicos apps do Google embarcados, mas com seus similares da Nokia (por exemplo, o Here no lugar do Google Maps), em uma estratégia parecida com aquela da Amazon. Aparentemente, a ideia é substituir a plataforma Asha pelo Android para smartphones de entradae seguir com o Windows Phone para os seus modelos de gamas média e alta.

O Mobile World Congress acontecerá entre os dias 24 e 27 de fevereiro, em Barcelona. MOBILE TIME enviará dois jornalistas para a cobertura do evento, tendo como prioridade os painéis de discussão e as principais tendências da feira.