[Matéria atualizada às 1h16, de 19/3/2024 para corrigir número de usuários da 99Moto] A modalidade Motos da 99 (Android, iOS) completa dois anos no Brasil e está presente em 3,3 mil municípios. O número de corridas diárias mais que dobrou ano contra ano e a funcionalidade está em todas as capitais do País, com exceção de São Paulo. Segundo a empresa, a 99Moto já fez o equivalente a uma viagem para cada brasileiro. “E vamos continuar expandindo”, afirmou Luís Gamper, diretor de duas rodas da 99.

De acordo com pesquisa desenvolvida pela Ipsos e encomendada pela 99, para 40% dos entrevistados a 99Moto é a marca mais usada pelos respondentes. E dados internos da empresa mostram que a duração média das corridas com motos é de 11 minutos; a distância média ´w de 6 quilômetros; e as viagens com moto são 30% mais econômicas do que com carros de aplicativos para os passageiros. Para o executivo, como as corridas de moto são mais baratas, as viagens de moto são mais longas (+7%) do que as de carro.

E o tempo é mais curto. Especialmente em cidades com mais problemas de mobilidade – as grandes metrópoles. “O ganho de tempo pode ser de até 30% na comparação com os carros. E estou falando da média geral, do dia inteiro. Se a gente considerar somente os horários de pico, a diferença fica muito gritante”, disse o executivo durante coletiva de imprensa nesta terça-feira, 12, para comemorar os dois anos da 99Moto, no Rio de Janeiro.

Perfil dos usuários

As mulheres são a maioria (59%) entre os usuários e 57% tem de 24 a 44 anos.

“As mulheres se sentem mais seguras na garupa de uma moto do que dentro de um carro. Num carro, ela está fechada com uma pessoa estranha e, numa moto, é mais fácil de sair, caso seja necessário. É também uma alternativa ao transporte público, onde também existem muitos problemas de segurança para a mulher, e ainda é uma opção para quem não quer fazer uma distância curta à pé”, explica.

A modalidade é usada por moradores de periferias e regiões mais pobres e 57% dos usuários da 99Moto como um todo possuem renda familiar de até R$ 2 mil. De acordo com a empresa, 66% das corridas acontecem nessas localidades. Ou seja, onde o transporte público é ainda mais deficitário. Não à toa, a moto é usada para facilitar a integração com modais de transportes públicos – ônibus, metrô, trem e barcas.

A 99 aponta algumas outras características de uso da modalidade por parte dos passageiros:

– 60% do público usa a 99Moto ao menos uma vez por semana;

– 66% dos passageiros usam para ir e voltar do trabalho;

– 64% dos passageiros usam para momentos de lazer;

– 49% usam a 99Moto para fazer a integração com o sistema público de transporte nos trajetos de primeira e última milha (ou seja, entre a manhã, entre 5h30 e 6h e o pico da tarde, entre 17h e 20h).

“São preços baratos, que rivalizam com os transportes públicos”, justifica o executivo.

Motociclistas

Apesar de não abrir o número de motociclistas, a 99 explicou que sua base é uma das maiores do mercado nacional, inclusive competindo com as bases de delivery.

Os ganhos com o deslocamento de passageiros podem ser 60% a 70% maiores na comparação com o trabalho de entrega. “Se olhar a jornada de motoristas de passageiros, ele recebe o pedido, vai até o passageiro e entrega ele ao seu destino. E está pronto para o novo pedido. Quando é entrega, é diferente: ele recebe o pedido, vai até o local, espera a pessoa para a entrega, se dirige ao destino final e espera a pessoa receber. A duração da experiência total para o motorista de passageiros versus de entregas é muito diferente e resulta em ganhos bem maiores. Por isso que o número de motoristas da nossa base mais do que dobrou nesse último ano, acompanhando nosso crescimento”, relata.

A 99 também observou que muitos motoristas de carro estão trocando por moto. “Não só os ganhos são bons, mas os custos são mais baixos”, disse. “Uma moto pode fazer 40-50 quilômetros por litro. Enquanto o carro varia de oito a 12 litros. Temos muitos atrativos para os nossos motociclistas”, continuou.

Segurança

Além de verificação de documentos e verificação de biometria facial, a 99Moto possui diferentes sistemas de segurança.

A 99 constatou que o motorista tem mais cuidado quando tem alguém na garupa. “Este é um fato quando vemos os dados da 99Entrega e da 99Moto”, explicou.

A avaliação no final da corrida é também levada em conta para entender que tipo de motorista é o profissional. Caso necessário, ele pode ser orientado com instruções de como conduzir melhor, mas também pode ser punido por isso, diminuindo sua avaliação.

São 50 mecanismos parecidos para aumentar a segurança, desde o onboarding até durante e no fim das viagens. “Esses mecanismos nos dão cada vez mais recursos e informações para garantir que hoje a gente pode chegar para o poder público e dizer que temos uma plataforma mais segura, se comparada com serviço de entrega ou mototáxi. Chegamos a 99,997% de corridas sem acidente sério, segundo pesquisa feita entre 99 e DPVAT. E, de acordo com a empresa, as corridas dentro da plataforma são 14 vezes mais seguras do que corridas feitas fora.

Menos São Paulo

A 99Moto está em todas as capitais, exceto em São Paulo. De acordo com Gamper, o motivo foi o alongamento das negociações com o poder local que não andou muito e, ao mesmo tempo, a empresa precisava concentrar seus esforços para o lançamento do serviço em outras cidades. Na época, a prefeitura estava preocupada principalmente com a segurança de motociclistas e passageiros e havia um receio de que o aumento da circulação de motos poderia sobrecarregar o sistema público de saúde – que, à época, estava começando a se recuperar da pandemia de Covid-19.

“Achamos melhor nos concentrarmos nas outras cidades. Estávamos muito atarefados com milhares de cidades para abrir. Começamos com quatro cidades. No final de 2022 e início de 2023, já tínhamos expandido. E o lançamento de uma cidade como o Rio de Janeiro, por exemplo, demanda muito. Deixamos para discutir com a prefeitura mais para frente e continuamos com as tratativas para finalizar o negócio. Acreditamos que será uma das principais cidades da 99Moto”, comentou o executivo, dizendo também que não há prazo para abrir a modalidade para a cidade.

O transporte de duas rodas está presente em todas as cidades do entorno de São Paulo. Porém, o motociclista não pode nem pegar nem entregar passageiros na capital paulista.