O Santander (Android, iOS) planeja uma reformulação em seu aplicativo para o segundo semestre. O objetivo é focar na jornada do cliente para garantir a principalidade. Segundo Luciana Sias, head de pagamentos de pessoa física no banco, uma das funções que o app deve adicionar é a lista de pagamentos mais comuns dos correntistas, em combinação com o lançamento da função de recorrência com o Pix, que chegará aos bancos na próxima segunda-feira, 16.

De acordo com a executiva, a mudança na jornada acontece baseada em um movimento similar ao que fizeram com o Pix. Sias explicou que o Santander redesenhou a jornada do Pix em 2024 para ser mais simples e personalizada. A companhia criou um campo único em que o usuário coloca um nome e faz o Pix ou coloca o nome do contato recente salvo na conta. Esse novo design do Pix trouxe um aumento de 17% na principalidade do cliente pessoa física com o Santander.

Durante a Febraban Tech nesta quarta-feira, 11, a profissional afirmou que outras novidades que devem trazer em seu app são a possibilidade de fazer transferências de várias contas pelo app do Santander por meio do open finance e expandir o Pix Parcelado do crédito pessoal para o cartão de crédito.

IA dentro do Santander

Santander

Richard Flavio Silva, CIO do Santander Brasil e CEO da F1RST Digital Services (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Por sua vez, Richard Flavio Silva, CIO do Santander Brasil e CEO da F1RST Digital Services, explicou que internamente o banco “mergulhou” em provas com inteligência artificial na prática em diversas áreas do banco. Como resultado surgiram soluções voltadas para auditoria, CRM, ouvidoria e engenharia de software.

Uma delas é o Pitch Maker, uma espécie de copiloto que ajuda analistas do banco na preparação das conversas com clientes pessoas físicas. Essa ferramenta reduziu a preparação para o diálogo de 30 minutos para 1 minuto. Outro exemplo é a central de atendimento, que, por meio de um copiloto, trouxe redução de 20% a 25% nas chamadas recebidas.

No ambiente de produção, o F1rst (braço de tecnologia do Santander) usa o GitHib Copilot, AWS e Bedrock (com LLM Sonnet da Anthropic) para converter obsolescência de Java. Com acurácia de 98%, o sistema reduz uma produção de 40 horas para 7 minutos.

Imagem principal, da esq. para dir.: Adriano Milani, Citi Brasil; Breno Lobo, BC; Carlos Netto, Matera; Cesar Boralli, PCMI; Luciana Sias, Santander (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

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