Um dos efeitos da pandemia foi abrir os olhos do setor de logística para a importância em se adotar soluções digitais que garantam visibilidade em tempo real a todos os passos na cadeia de suprimentos. A Maersk, uma das maiores empresas de transporte internacional de cargas, observou esse impacto ao longo do último ano.

“Durante a pandemia, a maioria das grandes empresas percebeu que o gerenciamento do fluxo de carga não estava preparado para choques como os que estamos tendo agora. Houve um choque de demanda na cadeia de suprimentos que atingiu o sistema mundial de transporte. Muitos clientes tinham baseado sua cadeia de suprimentos em um modelo estável, mas pouco sustentável. Ficou claro que faltava visibilidade em muitos segmentos. Percebemos então uma aceleração de investimento em digitalização, inclusive em apps móveis, para acessar a informação em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora”, relata Robbert Von Trooijen, CEO regional da Maersk, em conversa com Mobile Time.

A Maersk já oferece há alguns anos uma série de soluções digitais. Uma delas é um aplicativo no qual o cliente monitora cada etapa do transporte da sua carga sob responsabilidade da Maersk, espelhando o que também está disponível no site da companhia. Outra solução, batizada como Captain Peter, consiste no monitoramento das condições do ar dentro de contêineres refrigerados da Maersk. Neste caso, sensores captam dados como temperatura, umidade e CO2 – este último é importante acompanhar no transporte de frutas, pois afeta a velocidade de amadurecimento do alimento. Os dados são enviados via satélite, quando os contêineres estão em alto mar, ou pela rede móvel, quando estão em terra. O cliente define os parâmetros para receber alertas sobre cada medida diretamente no seu celular. A Maersk administra cerca de 350 mil contêineres refrigerados no mundo.

Uma novidade recém-lançada pela empresa é a NeoNav, solução que permite monitorar o processo de logística fim a fim, incluindo parceiros diversos do cliente, além da própria Maersk. Por enquanto o NeoNav está disponível apenas na web, mas Von Trooijen espera que seja adaptado para app móvel em um futuro próximo.