O Banco do Brasil abriu sua primeira Interface de Programação de Aplicativos (API) de crédito nesta terça-feira, 12. Com a solução, o BB passa a ter sete APIs, que serão utilizadas para deixar o banco mais aberto (open banking, em inglês) às iniciativas tecnológicas e dar espaço para que startups possam criar produtos e serviços a partir delas.

Para o lançamento desta API, a instituição firmou uma parceria para oferecer crédito consignado de forma digitalizada por meio da bxblue, uma startup que compara taxas de crédito consignado para aposentados, pensionistas e funcionários públicos.

Através da fintech, pensionistas no INSS e servidores públicos poderão fazer a simulação da contratação do empréstimo. Após a simulação, os consumidores confirmam o acordo. Por trás da solução existe um protocolo de segurança que conecta o BB à bxblue. De acordo com Gustavo Gorestein, CEO da bxblue, o cliente poderá fazer em seu site e contratar o serviço em até três minutos.

Esta não é a primeira parceria do Banco do Brasil com uma fintech. No lançamento das APIs em agosto deste ano, o banco firmou uma parceria com a ContaAzul, uma plataforma de gestão empresarial para micro e pequenas empresas. Vale lembrar, as interfaces da instituição podem ser encontradas no site BB For Developers.