O Samsung Pay, sistema de pagamentos móveis e carteira virtual da fabricante sul-coreana, chegará ao Brasil em 2016, confirmou Roberto Soboll, diretor de produtos da Samsung no Brasil. À época do anúncio da criação do serviço de m-payment, em fevereiro passado, em Barcelona, este noticiário informou que o Samsung Pay chegaria ao Brasil a tempo das Olimpíadas do Rio.

De acordo com o executivo, há barreiras antes da chegada do Samsung Pay no Brasil, como a adoção do MST (Magnetic Secure Transmission) – tecnologia de pagamento contactless, com uma espécie de antena que é a base para emular a tarja magnética – além do NFC.

“Não adianta ter só o NFC, nós precisamos do MST para emular o cartão”, disse o diretor de produtos da Samsung. “Essa é a última fronteira do smartphone. As outras áreas avançaram, como foto, tela e áudio. Falta a carteira virtual”.

Além da parte técnica, o diretor da fabricante de handsets aponta a cultura dos varejistas como outro desafio. Para ele, a Samsung deve formar parcerias antes de trazer seu m-payment no Brasil, uma vez que o lado do sistema financeiro não deve representar um entrave, embora precise se adequar a algumas regras do mercado.

Soboll revelou por outro lado que o portfólio de smartphones em 2016 englobará o MST como parte de sua tecnologia, com prioridade para os mais caros.  "Vai começar pelo premium, mas nós vamos trazer para celulares (de preço médio)", disse o executivo.