A LG focará nas funções de inteligência artificial (IA) para seu portfólio de smartphones no Brasil a partir de 2019. A IA, inclusive, será foco nas peças publicitárias do lançamento de seus smartphones. A informação foi compartilhada por Fabrício Habib, diretor de produto da divisão mobile da fabricante no Brasil, nesta quarta-feira, 12.

Habib explicou que pelo menos sete handsets terão tecla dedicada à IA para abrir funções como Google Lens e Google Assistente. O executivo explicou ainda que a LG fez um trabalho extra com o Google Assistente, ao inserir uma camada extra no software para entender os diferentes tipos de sotaques brasileiros.

Além do Lens e do Assistente, do Google, os handsets terão funções de inteligência artificial nas câmeras, apoiado por chipsets de fornecedores como a MediaTek. Até então, a solução era usada apenas nos smartphones da gama mais alta de preço.

“Nós acreditamos que a inteligência artificial terá um impacto social enorme no futuro. Por isso estamos investindo pesado no tema”, relatou em conversa com jornalistas. “Não sabemos o que acontecerá no futuro com IA, mas imaginamos que será maior do que imaginamos. Temos uma aposta no curto prazo, três anos. Depois disso só deve crescer”.

Outra função adicionada no rol de produtos será o Android Auto, um sistema que permite ao motorista usar funções e apps de seu celular, através do sistema de infoentretenimento do carro, de modo que não tire sua atenção da direção.

O primeiro handset focado em IA pode ser apresentado em fevereiro de 2019, durante o MWC, em Barcelona. De todos os smartphones que a empresa sul-coreana lançará em 2019, apenas um modelo de entrada (mais barato) não terá inteligência artificial, explicou Habib.

Vale lembrar, a aposta da inteligência artificial nos smartphones começou a surgir com mais intensidade a partir deste ano. Além de LG, as fabricantes Asus, Motorola, Samsung e Sony, estão abordando mais o tema da IA como diferencial em seus produtos, principalmente ao substituir a leitura das câmeras com grandes quantidades de megapixels por funções com IA.