Ilustração: Cecília Marins

 A 99 (Android, iOS) firmou parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, como uma forma de garantir mais proteção a motoristas e passageiros. A ideia é fortalecer a cooperação da plataforma com órgãos públicos de segurança.

Nos primeiros meses de 2023, começará a ser implementada a primeira ação, em acordo com a Secretaria Estadual da Polícia Militar. O botão de emergência do aplicativo, lançado em 2018, será aprimorado e integrado ao sistema 190, central telefônica de emergências da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ). 

Motoristas ou passageiros poderão se conectar diretamente com o sistema da polícia pelo app. A PM-RJ receberá em tempo real informações da plataforma, como dados do veículo, do motorista e do passageiro, além da localização do carro, possibilitando tomar medidas como o envio de viatura ao local exato da ocorrência. A 99 planeja desenvolver outras ações conjuntas com a PM-RJ, no futuro.

Investimentos em segurança

A parceria faz parte de uma série de iniciativas voltadas para a segurança dos usuários da 99. Nos últimos anos, foram investidos mais de R$ 35 milhões pela plataforma em ferramentas e funcionalidades com esse fim.

O monitoramento de corridas em tempo real utiliza inteligência artificial para identificar automaticamente corridas de risco, a partir de padrões de comportamentos que podem estar associados a um incidente, como mudanças de rotas, paradas longas, trajetos com tempo acima do previsto e o histórico do usuário. Uma ferramenta realiza o mapeamento das zonas de risco. Outros algoritmos são focados na proteção das mulheres, direcionando motoristas parceiras ou motoristas homens mais bem avaliados por passageiras.

Vale lembrar que, em algumas cidades do Brasil, veículos contam com câmeras de segurança no seu interior, que começaram a ser implementadas em 2018. Foram realizadas 26,7 milhões de corridas com os equipamentos em todo o Brasil, desde então.