Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

A Bemobi apresentou uma solução de geração de score de crédito por meio de operadoras de telefonia móvel. Em postagem no seu perfil no Linkedin nesta segunda-feira, 12, o CEO da Bemobi, Pedro Ripper, vê a solução com grande potencial para trazer fluidez ao mercado de crédito. Em janeiro passado o executivo havia adiantado a Mobile Time a intenção de lançar esse serviço.

Em vídeo explicativo, Ripper revela que a função atua por meio de machine learning na extração de dados de clientes das operadoras (dentro das regulações de proteção de dados) para criar créditos bancários a pessoas desbancarizadas. Essa tecnologia será disponibilizada para fintechs e grandes bancos serem mais assertivos na oferta de crédito, ao mesmo tempo que operadoras poderão monetizar com seus dados.

“No passado, a expansão de crédito era na base da força bruta. A companhia disponibilizava muito dinheiro para muitos usuários, algo que é ineficiente. Acaba dando mais crédito que deveria e as companhias quebram, pois não chegam no nível de inteligência que deveriam atingir”, explicou.

No momento, a solução está em testes no México com operadoras fornecendo dados e instituições financeiras adicionando a solução da Bemobi como parte de sua concessão de crédito. Sem prever uma data de lançamento, Ripper acredita que o modelo terá um impacto “ainda maior” no Brasil e em outros países com presença da empresa.

De acordo com o relatório financeiro do terceiro trimestre de 2022, a Bemobi tem presença em 47 países. O mais recente deles é o Afeganistão. Mas o Brasil representa 61% do total da receita da companhia.