O Conselho Diretor da Anatel prorrogou o prazo de relatoria do item que solicita pedido de reconsideração para o uso do número 0304 por empresas de telemarketing de cobranças. Segundo o relator da matéria, Arthur Coimbra, existe uma dúvida da utilização desses números, uma vez que haverá a implantação do STIR/SHAKEN.

Em conversa com este noticiário em setembro, Gustavo Borges, superintendente de controle de obrigações da Anatel, explicou que a estrutura centralizada da plataforma estaria pronta ainda em dezembro deste ano – o que ainda não aconteceu.

“A dúvida é se usamos um código para todas as atividades ou se implementamos um número para cada atividade. É uma discussão que vai depender da adoção do STIR/SHAKEN entre as operadoras”, contou Coimbra em entrevista coletiva para a imprensa depois da reunião do Conselho Diretor, nesta terça-feira, 12.

O pedido de reconsideração foi feito pela Feninfra (Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática) e pelo Sinterj (Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços de Telemarketing, Teleatendimento e Telesserviços do Estado do Rio de Janeiro).

A ideia é que, dependendo da adoção do STIR/SHAKEN, os números de identificação de chamadas fiquem obsoletos, uma vez que a plataforma já faz a identificação.

Sobre o STIR/SHAKEN

A dúvida da Anatel também se baseia na estratégia de implementação da plataforma, que vai acontecer gradualmente, em determinadas redes e localidades, por conta do seu alto custo para as operadoras. Vale lembrar que a agência determinou que o uso da tecnologia não será obrigatório e daí a dúvida em como implementar o 0304. Caso tenha uma boa adesão, ele poderá ser ineficiente. Caso a adesão ao STIR/SHAKEN não seja tão grande, a numeração especial seria pertinente.

A plataforma é capaz de identificar o número que está ligando, com logo da empresa e o motivo da chamada.