A Asus vem se preparando nos últimos meses para uma guerra fiscal longa entre o governo dos Estados Unidos e da China. Em conferência com analistas financeiros e com a imprensa nesta terça-feira, 13, os executivos da fabricante, Nick Wu (CFO), S.Y. Hsu e Samson Hu (Co-CEOs) afirmaram que armazenaram insumos para dois a três meses de fabricação. O intuito da iniciativa é evitar pagar as altas tarifas impostas pela administração do presidente Donald Trump.

“Sobre a disputa China x EUA, nós acreditamos que isso é algo que poderá durar algum tempo, não será resolvida em curto prazo. Por isso, acreditamos que Asus e toda a indústria devem encarar esse desafio”, disse um dos executivos. “Fizemos melhorias na inovação de produtos, qualidade e aumento dos canais de vendas. Mas devo ressaltar que entre o segundo e terceiro trimestre, a disputa comercial dos dois países pode aumentar”.

Ainda assim, os profissionais afirmaram que esperam por uma receita menor que o esperado para os próximos trimestres. A companhia ainda confirmou que levará sua base de produção para fora da China. A localidade não foi revelada.

Vale lembrar, a disputa que ganhou um novo episódio nesta terça-feira, 13. Os EUA decidiram por adiar para 15 de dezembro a cobrança da taxa extra de 10% para os produtos chineses (celulares, PCs e consoles) que chegarem ao país.

Coreia do Sul x Japão

Outra disputa comercial que ganhou destaque na conferência da Asus foi entre Japão e Coreia do Sul. Uma vez que o Japão proibiu a venda de componentes químicos para empresas sul-coreanas, os executivos da fabricante taiwanesa ressaltam que o certame pode gerar impactos no mercado mobile e de semicondutores, principalmente em telas e memória. Contudo, eles ressaltam que o impacto será mínimo às margens do seu negócio, pois fizeram estoque de peças.

ZenFone 6 e Rog Phone 2

Os três executivos da Asus também falaram sobre os novos handsets da companhia, ROG Phone 2 e ZenFone 6. Sobre o ROG Phone, eles frisaram o sucesso do smartphone gamer que possui mais de 2 milhões de reservas feitas, e que o primeiro lote com 10 mil peças foi vendido em 70 segundos. E, em relação ao ZenFone 6, os profissionais confirmaram que tiveram problemas em sua produção devido ao metal líquido usado na câmera flip. Confirmaram que suas primeiras amostras não estavam boas o suficiente (com boa durabilidade), mas que o problema já foi corrigido.

Saúde financeira

A Asus apresentou uma queda de 11% na receita no segundo trimestre de 2019, de 80 bilhões de novos dólares taiwaneses (US$ 2,5 bilhões na conversão atual) para 71 bilhões de novos dólares taiwaneses. De acordo com o CFO, o resultado da receita foi menor que o esperado pelos efeitos da guerra fiscal entre EUA e China. O gasto operacional registrado foi 8,8 bilhões de novos dólares taiwaneses, um incremento de 19% ante 7,4 bilhões de novos dólares taiwaneses de um ano antes. A queda no lucro operacional foi de 64%, de 2,8 para 1 bilhão de novos dólares taiwaneses. Por sua vez, o lucro líquido aumentou 26%, de 1,3 bilhão para 1,6 bilhão de novos dólares taiwaneses.