Tim Cook, CEO da Apple

As operadoras de telefonia móvel foram destaque durante o lançamento dos smartphones da Apple, os iPhones 12, em evento realizado nesta terça-feira, 13. Na apresentação, o CEO da Verizon, Hans Vestberg, representou as mais de 100 operadoras de telefonia de 30 países diferentes com as quais a fabricante trabalhou para levar a tecnologia de rede celular a seus handsets.

Vestberg disse que “finalmente podemos dizer que o 5G é uma realidade”, inclusive em ondas milimétricas. E, com a adesão da Apple ao 5G, o CEO da companhia, Tim Cook, afirmou que foi necessário um trabalho entre Apple e as operadoras para desenvolver o novo handset. “Em cada década, há um salto de tecnologia no iPhone. Hoje, é o começo de uma nova era para o produto, com a chegada do 5G para o iPhone”, disse Cook.

Hans Vestberg, CEO da Verizon

De acordo com o vice-presidente sênior de wireless da Apple, Aruan Mathias, a velocidade do 5G nos iPhones chegou a 4 Gbps de downlink nos EUA, mas sua constância foi de 1 Gbps. Em uplink, o pico de velocidade foi de 200 Mbps. A Apple disponibilizou aos novos handsets às seguintes bandas do 5G NR: n1, n2, n3, n5, n7, n8, n12, n20, n25, n28, n38, n40, n41, n66, n77, n78 e n79.

Junto aos novos handsets, o CEO da Verizon aproveitou para confirmar que a rede de telefonia móvel de quinta geração agora tem cobertura nacional nos Estados Unidos, ou seja, uma cobertura para 200 milhões de pessoas em 1,8 mil cidades norte-americanas. A operadora ampliou também sua cobertura em 43 estádios e arenas e sete aeroportos.

A Verizon firmou parceria com Apple e outras empresas para trazer três novos serviços para os consumidores dos iPhones 12 na operadora: 5G Super Stadium, um streaming de jogos da NFL com sete câmeras exclusivas; From Here, do New York Times, que permite uma experiência rica de conteúdo editorial através de imagens; e o jogo Legue of Legends Wild Rift, que traz a experiência do game de PC aos handsets da Apple.

League of Legends Wild Rift no iPhone com 5G da Verizon