O conselheiro da Anatel Carlos Baigorri afirmou nesta quarta-feira, 13, que o Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.626 a 3.700 MHz) deverá estar formado até dezembro deste ano. “Tentaremos que os prazos sejam cumpridos e, quem sabe, antecipados”, disse Baigorri, no evento SET Experience.

O Gaispi será formado por representantes das proponentes vencedoras nos lotes regionais de 3,5 GHz no leilão de 5G e das exploradoras de satélite. Entre as atribuições do grupo está incluída a possibilidade de antecipação do uso da subfaixa de radiofrequência de 3.300 MHz a 3.700 MHz. “Antes mesmo da instalação do Gaispi, quando soubermos os ganhadores do leilão, já podemos começar as conversas para iniciar o processo e ganhar tempo”, observou Artur Coimbra, secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, durante o mesmo evento.

Para Baigorri, o principal componente para que o Gaispi tenha sucesso será a disponibilidade das partes para um consenso. “Teremos uma diversidade maior de pessoas, desde grandes players, aos lotes regionais, além do pessoal satelital. Encontrar consenso e predisposição ao diálogo é sempre um desafio”, completou.