Uma pesquisa realizada pela startup Orbit Data Science buscou entender a percepção de usuários da Internet sobre o metaverso. De acordo com o levantamento, o comentário mais frequente entre os brasileiros, nas redes sociais, foi de pessoas que disseram ser contra esse conceito, representando 10% de todas as ocorrências no País.

Outros 3,6% de brasileiros afirmaram não gostar da ideia de um mundo virtual. Ainda assim, os usuários do País são mais otimistas do que estadunidenses e britânicos, demonstrando curiosidade sobre o tema, mas se preocupam com a viabilidade do mundo virtual.

O estudou analisou 3.157 comentários sobre o tema, feitos no Twitter (Android, iOS), Instagram (Android, iOS) e Facebook (Android, iOS), entre julho de 2021 e julho de 2022, por usuários do Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. Foram descobertas 239 tipos de opiniões, divididas em 17 categorias.

Dentre os três, os brasileiros foram os que mais afirmaram não entender o que é esse ambiente virtual, com 67% das opiniões desse tipo atribuídas a usuários do Brasil. Outra afirmação em que os brasileiros foram maioria foi a de que o metaverso não vai ter sucesso, com 62% delas, considerando EUA e Reino Unido, o que representa 2,8% do total de comentários brasileiros. “Sabe aquele negócio que já nasceu fracassado? Apenas uma outra versão do naufragado Second Life”, disse um usuário.

A segunda categoria de opiniões mais presente na percepção dos brasileiros foi sobre a expectativa em relação ao metaverso. 4,89% das pessoas afirmaram estar animadas com as possibilidades desse mundo virtual. Este foi o segundo comentário mais compartilhado por brasileiros. Para 2,3% dos usuários do País, o metaverso é o futuro que já chegou e, para 1,77%, esse mundo virtual vai crescer cada vez mais.

Considerando os comentários de estadunidenses e britânicos, os brasileiros se preocupam mais com a viabilidade do mundo virtual. A ocorrência de opiniões da categoria sobre acesso ao metaverso foi mais do que o dobro, somando aquelas dos EUA e do Reino Unido, com 30 opiniões de brasileiros contra 13 dos outros dois países juntos. “A grande maioria não tem PC. Essa realidade no Brasil é utópica, já que falta comida na mesa”, afirmou uma pessoa.

8,1% das afirmações dos brasileiros foram associando o metaverso a jogos, sendo a terceira categoria de opiniões com mais comentários no País. Além da perspectiva de que esse mundo virtual se parece com o game Second Life, outros 1,2% disseram que se assemelha a The Sims, e 0,85%, ao Habbo. 

A quarta categoria mais comentada entre os brasileiros foi aquela relacionada a negócios. Para 1,77%, o metaverso vai impulsionar alguns negócios. Ao mesmo tempo, 1,1% criticaram influenciadores digitais que participam do metaverso de alguma forma.