A TIM lançará em breve um serviço de m-learning por SMS em parceria com a Ezlearn, empresa brasileira especializada em ensino à distância, e o Grupo.Mobi. A primeira experiência será um curso de inglês via mensagem de texto. A Ezlearn oferece desde 2009 via web o curso "Meuinglês".

A operadora deseja este ano focar em produtos de valor adicionado que sejam relevantes na vida de seus usuários, o que inclui não apenas a área de educação, mas também a de saúde e iniciativas de governo móvel.

Análise

O interesse da TIM, se analisado em conjunto com as últimas experiências da Vivo, revela uma tendência entre as operadoras brasileiras. O diretor de produtos e serviços da Vivo, Alexandre Fernandes, em entrevista para Mobile Time na semana passada, apontou os setores de m-education, m-health e segurança como prioritários para a companhia em 2012. Aliás, vale lembrar que há mais de dois anos a Vivo oferece a seus assinantes um curso de inglês via SMS, o Kantoo, criado em parceria com a israelense La-Mark, e que hoje conta com mais de 3 milhões de usuários.

O recente lançamento do TIM Dicas, que envia gratuitamente mensagens de texto com informações sobre oportunidades de emprego, trânsito e promoções de compras coletivas, também pode ser interpretado como um serviço dentro dessa estratégia de disponibilizar conteúdo relevante, que não seja simples entretenimento.