Telegram

[Atualizado às 13h31 do dia 26/04/2022 com informações do Telegram sobre os bots] O CEO do Telegram (Android, iOS), Pavel Durov, comentou sobre a ampliação de tradução de mensagens para mais idiomas no app de mensageria. Com a atualização de línguas feita durante o último fim de semana, o executivo afirmou que seu intuito é trazer ferramentas que melhorem a comunicação que envolva o conflito Ucrânia x Rússia.

“Nós reconhecemos que o Telegram se tornou a principal forma de informação na Ucrânia, e esperamos que as funcionalidades que oferecemos possam ajudar a salvar mais vidas”, escreveu Durov em seu canal no mensageiro. “Para facilitar o trabalho de jornalistas ao redor do mundo, todos os canais públicos com publicações em ucraniano poderão ter um botão de tradução como padrão”, completou.

Segundo matéria exclusiva do Mobile Time em parceria com a data.ai e publicada em março deste ano, o aplicativo de mensageria foi o mais baixado pelos ucranianos durante o conflito, inclusive, ficou à frente do app local de alerta de bombas.

A solução de tradução do Telegram foi lançada no final de 2021 e pode ser ativada por meio das ‘configurações’ do app. O usuário deve clicar em ‘idiomas’ e habilitar o botão ‘traduzir’. O usuário pode ainda escolher para quais línguas quer traduzir, como o português para o brasileiro ou inglês para o norte-americano.

Bots

Além da novidade em idiomas, Durov lembrou que a rodada de atualizações recebeu outras nove funcionalidades. A principal delas é uma atualização permite aos programadores poderão instalar bots no mensageiro com Javascript. Com isso, a empresa acredita que o robô no Telegram poderá substituir  um site por completo. Como exemplo, a empresa disponibilizou o bot ficcional ’Durger King’ que simula uma rede de fast-food para compras via o app de mensageria.

“As interfaces podem ser programadas para combinar com o tema do usuário – ajustando esquema de cores em tempo real, como acontece ao mudar entre os modos Dia e Noite ou selecionar temas personalizados”, diz trecho do material publicado no blog da empresa.

Ainda em bots, o Telegram adicionou outra atualização permitirá que os moderadores adicionem robôs conversacionais aos grupos ou canais que controlam, de maneira mais simples. Inclusive, os bots podem ser adicionados como membros ou administradores desses espaços, a partir da configuração de direitos e permissões do robô.

Outras atualizações

Entre os outros updates que o Telegram adicionou ao seu aplicativo no último final de semana estão:

  • Customizar notificações com sons diferenciados;
  • Escolher o tempo de duração para a pessoa não receber notificações;
  • Opção de ‘auto-delete’ para apagar mensagens automaticamente após um período pré-programado, como um dia ou uma semana;
  • Resposta em mensagens encaminhadas;
  • Redução e aumento de zoom em janelas de vídeo Picture-in-Picture;
  • Novas animações e emojis animados.