Durante evento do MIT, na última quinta-feira, 13, o CEO da OpenAI, Sam Altman, informou que a companhia não está trabalhando (ainda) na próxima geração do modelo de linguagem usado pelo ChatGPT, que seria a GPT-5.

Lex Fridman, um pesquisador de inteligência artificial (IA) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, perguntou o que Altman acha da carta em que líderes da tecnologia pedem por uma pausa no desenvolvimento de IA. Ele concorda com algumas partes do documento, mas, ao mesmo tempo, apresentou discordâncias em relação às afirmações dos signatários, como na parte em que dão entender que a OpenAI já estaria trabalhando. no GPT-5.

“Passamos mais de seis meses após terminarmos o treinamento do GPT-4 antes de lançá-lo. Portanto, reservar um tempo para realmente estudar o modelo de segurança, obter auditorias externas para tentar entender o que está acontecendo e mitigar o máximo que puder, isso é importante”, afirmou.

Altman também disse que a OpenAI reconhece os riscos de segurança associados ao GPT-4 e que é importante tentar resolvê-los, algo que a companhia já está fazendo, segundo o CEO. “Acho que mover com cautela e um rigor cada vez maior em questões de segurança é realmente importante. Não acho que as [sugestões na] carta sejam a melhor maneira de abordar isso”, afirmou.

“Também concordo que, à medida que as capacidades se tornam cada vez mais sérias, o nível de segurança precisa aumentar. Mas, infelizmente, acho que faltam muitas nuances técnicas na carta sobre onde precisamos fazer uma pausa”, esclareceu sobre seu posicionamento.