Ao menos 173 milhões de pessoas de 13 países usaram aplicativos de rastreamento de contatos feitos ou patrocinados por governos durante a pandemia do novo coronavírus, ou 9,3% dos 1,9 bilhão de usuários móveis nesses países. A análise considerou usuários acima de 14 anos de idade com smartphone nos seguintes países: Austrália, Alemanha, Arábia Saudita, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Peru, Tailândia, Turquia e Vietnã. Os dados são do Sensor Tower.

O governo que mais teve adesão da população foi o australiano com 4,5 milhões de instalações únicas no app COVIDSafe (Android, iOS), ou 21,6% da base de usuários móveis, desde seu lançamento em abril. Para efeito de comparação, um outro app australiano mais antigo, o Emergency+ (Android, iOS), que ajuda os usuários a pedir auxílio dos serviços de emergência, teve 1,5 milhão de downloads, ou seja, um terço do app de combate ao novo coronavírus.

Importante dizer, a Austrália foi um dos países que chegou primeiro ao platô de casos da doença, entre o final de junho e o começo de maio. Atualmente, o país está na segunda onda da doença com 10 mil casos registrados nesta quarta-feira, 14, mas a metade deles oriundos do exterior.

Percentual de adoção populacional por país analisado

Outro caso de sucesso que envolve os apps de rastreamento de governos é o alemão Corona-Warn-App (Android, iOS) que teve 10,4 milhões de downloads, ou 14,4% da população alemã com  smartphone, embora seja um app tardio – foi lançado no último dia 15 de junho. A adesão pelos usuários foi grande no dia seguinte ao lançamento, 16 de junho, com 3 milhões de downloads.

Vale lembrar, a Alemanha é um dos exemplos globais na pandemia. O país teve 198 mil casos e 9 mil mortes, mas foi o primeiro grande país da Europa a chegar no platô, de acordo com a OMS. Nesta terça-feira, 14, não houve registro de casos de Covid-19 na Alemanha.

Mas o app mais baixado foi o indiano Aragoya Setu (Android, iOS), com 80,8 milhões de instalações, uma média de 495 mil downloads diários apenas em maio. Contudo, os indianos também baixaram outros apps de cidades, como Corona Watch (Android, iOS), do estado de Karnataka, e SMC Covid-19 Tracker (Android, iOS), da cidade de Surat, o que colaborou para alcançar 127,6 milhões de downloads de apps de rastreamento de contatos por 12,5% da população daquele país com smartphone.

De acordo com a OMS, a Índia registrou, nesta terça-feira, 28 mil novos casos e 553 mortes causados pela Covid-19, o que coloca o país à frente dos 24,8 mil novos casos do Brasil, mas ainda perde para os 631 novos óbitos registrados em terras brasileiras. Os Estados Unidos continuam como o país que mais tem contaminações no mundo, com 60 mil novos casos confirmados, e 312 mortes.