O WhatsApp iniciou o teste beta de uma versão multidispositivo e que não depende do smartphone para operar. Hoje, para usar o mensageiro na web ou em um computador com MacOS ou Windows, o usuário precisa que seu smartphone esteja ligado e conectado à Internet, e a criptografia das mensagens requer o acesso a uma chave no dispositivo móvel. Na nova versão, o usuário pode acessar o WhatsApp em até quatro aparelhos além do seu smartphone e este não precisa estar ligado para que o serviço funcione nos outros dispositivos. A novidade está sendo liberada aos poucos, começando por um pequeno grupo de teste, informa a companhia.

Para habilitar novos dispositivos, o usuário precisa escanear um QR Code através do seu smartphone, e o processo requer também autenticação biométrica. Cada aparelho auxiliar recebe uma identificação própria, uma chave criptográfica. Quando uma mensagem for enviada para o usuário, ela irá simultaneamente para todos os seus dispositivos, e cada um vai recebê-la separadamente, com sua chave de criptografia, mesmo que o smartphone esteja desligado. 

Na versão multidispositivo, o código de segurança do WhatsApp passa a representar uma combinação de todos os aparelhos habilitados. Os contatos podem verificar para quais dispositivos daquela pessoa sua mensagem é enviada. Além disso, o WhatsApp adota uma tecnologia que chama de “Verificação Automática de Dispositivos”, descrita da seguinte forma no blog da empresa: “Este sistema permite que os dispositivos estabeleçam automaticamente a confiança entre si de forma que alguém só precisará comparar o código de segurança de outro usuário se este usuário refizer os registros de toda a sua conta, ao invés de fazê-lo cada vez que vincular um novo dispositivo”.

A qualquer momento é possível desabilitar a versão multidispositivo e voltar para o sistema anterior.