A Nokia informou nesta sexta-feira, 14, uma redução de suas expectativas em receitas de vendas para 2023, de uma estimativa prévia de 24 a 26 bilhões de euros de ganhos para uma prévia agora de 23 a 24 bilhões de euros. A fornecedora relatou que essa mudança acontece por comercializações mais lentas nas unidades de infraestrutura de rede e redes móveis no segundo semestre deste ano.

Em nota enviada ao mercado, a companhia explicou que o cenário macroeconômico (inflação e aumento da taxa de juros), normalização dos estoques após dois anos de problemas na cadeia de suprimentos (crise do supply chain e semicondutores) e o apetite dos clientes são os principais motivadores para o recuo do resultado em 2023. Com isso, os planos de gastos das empresas foram afetados e alguns projetos em infraestrutura de redes e redes móveis devem ficar apenas para 2024.

De acordo com a prévia do resultado financeiro do segundo trimestre divulgada também nesta sexta-feira, a Nokia espera um faturamento de 5,7 bilhões de euros, ou seja, um resultado similar (flat, na linguagem financeira) ao mesmo período em 2022. Por sua vez, o lucro operacional deve ficar próximo de 80 milhões de euros puxado pelas vendas na divisão Nokia Technologies (licenciamento e propriedades intelectuais).

O resultado completo da Nokia será divulgado no próximo dia 20 de julho.