Uma nova solução para fatiamento de rede (ou network slicing) aplicável tanto em redes 5G quanto na infraestrutura 4G (LTE) já existente foi anunciada nesta quinta-feira, 27, pela fornecedora Nokia. A funcionalidade deve estar disponível ao mercado até o verão do hemisfério norte (entre junho e setembro).

O fatiamento pode ser instalado através de um upgrade de software em redes 4G ou 5G não standalone, com migração para o 5G standalone assim que esta estiver disponível. A dinâmica deve permitir novas ofertas de telecomunicações na área corporativa (como wireless privado e Internet das Coisas) e no acesso fixo sem fio (FWA).

Além do portfólio de rádio, a Nokia ainda deve oferecer suporte para a solução nas partes de core e transporte de rede. A solução fim a fim anunciada também deve funcionar em um cenário de múltiplos vendors, segundo a fornecedora de equipamentos e software.

A tecnologia anunciada pela Nokia foi desenvolvida ao lado da operadora finlandesa Telia e da austríaca A1. Segundo dirigentes das duas empresas, o fatiamento de rede será fundamental para a criação de novas verticais de mercado e geração de novas receitas. No momento, a Nokia vem testando o network slicing 4G/5G ao lado de alguns clientes a partir de redes definidas por software (SDN).