A operadora Orange e sua integradora Orange Business apresentaram nesta semana uma prova de rede móvel 5G híbrida que combina frequências pública e privativa. Feitos nos escritórios da companhia em Arcueil, comuna na Região Metropolitana de Paris, os testes tiveram êxito ao envolver funcionalidades do padrão standalone (SA) da quinta geração com network slicing, edge computing e roteamento local de fluxo de dados.

A ideia da companhia era avaliar a partir de uma única solução de rede, com um único cartão SIM e uma única cobertura: cobrir utilizações em aplicações críticas; oferecer posteriormente às empresas acesso simultâneo em duas redes; e garantir fluxo de dados e baixa latência neste modelo.

Para obter o resultado, a companhia utilizou um CPE da Cradlepoint (compatível com 5G SA e fatiamento de rede) que funcionou conectado às duas redes. No equipamento de rede, um notebook estava conectado e usando aplicações em ambas as faixas, sendo vídeo na rede pública e uma ferramenta de processo industrial na rede privativa. Além da operadora francesa que gerenciou as duas redes, o teste contou ainda com Ericsson, Nokia e Oracle.

Segundo Valérie Cussac, vice-presidente de serviços de mobilidade inteligente na Orange Business, a prova mostra que o modelo híbrido nas redes 5G pode trazer grandes benefícios para as empresas, como otimização da produção, melhoria da experiência de acesso na equipe de campo e gestão mais eficaz da tecnologia.

Como exemplo, a executiva afirmou que uma rede pode ser dividida na área de portos com uma conexão dedicada para a automação de equipamentos (empilhadeiras e transporte de contêineres) e outra para comunicação (push-to-talk, câmeras com visão computacional).