A operadora australiana TPG Telecom firmou um acordo com a Ericsson para implementar uma ferramenta de inteligência artificial e análise de dados para melhorar sua rede móvel. De acordo com a fornecedora, os dados das redes 4G, 5G, FWA e de IoT da operadora australiana usam IA na ponta para prever, priorizar e resolver a performance de rede em tempo real.

Baseada em nuvem, a tecnologia usada pela operadora é baseada no Ericsson Expert Analytics, um serviço de software que está inserido no core 5G para entregar visibilidade de ponta a ponta, em especial para olhar as sessões de acesso dos usuários na rede. Também é baseada no Ericsson Expert Analytics, um sistema de análise de dados aberto para fácil integração independente do fornecedor que detecta anomalias na rede com machine learning e IA que é para analisar a qualidade da rede de 250 milhões de clientes de diversas operadoras no mundo.

A TPG é a primeira operadora a instalar essa solução em uma rede comercial. Atualmente, o serviço acompanha a qualidade de rede para mais de 5 milhões de consumidores e segue em expansão, uma vez que está sendo instalado em fases.