Luciano Diettrich, head de Advanced Analytics da Claro

A Claro estima que obteve R$ 1 bilhão em resultados acumulados com análise de dados, em uma jornada construída desde 2006. Durante o SAS Telco Summit 2021 nesta quinta-feira, 15, Luciano Diettrich, head de Advanced Analytics da operadora, explicou que essa estimativa é baseada nos resultados das aplicações criadas a partir de analytics. Os dados somam reduções de churn, inadimplência, fraudes, além de incremento de vendas a partir de analytics.

“A Claro alcançou R$ 1 bilhão com o uso de analytics na empresa. Mas tem muito a ser explorado dentro da própria Claro. Um estudo da McKinsey estima que tem R$ 2,7 bilhões a ser explorado”, completou.

Próxima etapa

O uso de analytics na Claro busca a disseminação do conhecimento dentro da empresa. Isso ocorre com um programa de formação, divulgação, mentorias e foco no uso de análise de dados internamente. Segundo Diettrich, a companhia criou esse programa no começo de 2021 e em seis meses formou 150 profissionais como analytic users. Além disso, 18 projetos internos estão em desenvolvimento a partir disso. A estimativa é treinar mais 400 pessoas como analytic users e cientistas de dados.