IA; inteligência artificial

Ilustração: Cecília Marins

A maioria (86%) das empresas na América Latina já adotaram soluções de inteligência artificial, dados e analytics, mas falta amadurecimento. Conforme reportado em um estudo da IDC encomendado pela SAS apenas a metade (47%) das companhias que usam dados e analytics também usam IA. Além disso, a pesquisa realizada com 330 companhias latino-americanas no mês de julho revela que 38% delas não usam e nem planejam usar IA combinado com dados e analytics.

Outro trecho do estudo revela que 70% das empresas não envolvem monitoramento na medição da conformidade com a privacidade de dados. Das soluções que as empresas usam atualmente, 61% citam analytics, 49% analytics com IA, mas a vasta maioria (98%) ainda usa planilhas de Excel.

“O sentimento é de que o setor precisa avançar para soluções específicas. Para algumas coisas, antes da pandemia, havia muitos projetos com IA, analytics e dados, mas pouco andava. Principalmente no varejo. A análise da pesquisa é de que as empresas pretendem e devem atender a demanda do mercado. Mas vemos que muitas empresas ainda estão no básico”, disse Fabio Martinelli, analista de cloud e IA na IDC Brasil.

Por sua vez, André Novo, country manager da SAS no Brasil, acredita que soluções mais antigas (como o Excel) e novas soluções mais avançadas vão coexistir. O executivo crê que as empresas vão continuar usando planilhas, mas os processos mais complexos deixaram de ser feitos nas planilhas, como rastreabilidade de dados.