Wi-Fi

Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

A MediaTek quer acelerar a migração do Wi-Fi 6 e 6E para Wi-Fi 7 a partir de 2023. Durante o evento online MediaTek Mobile Latam Congress, nesta quarta-feira, 14, Finbarr Moynihan, vice-presidente global de marketing da empresa, afirmou que a expectativa é receber a certificação no Wi-Fi 7 no próximo ano.

“Um dos temas importantes hoje é a transição do Wi-Fi 6 e 6E para Wi-Fi 7. Notamos o impacto do wireless na pandemia, pois acelerou a necessidade de banda larga para trabalhar e estudar de casa. Isso acelerou a adoção do Wi-Fi 6 e 6E e começou a acelerar também o Wi-Fi 7. No começo deste ano, em maio, lançamos o primeiro chip (Filogic 880) que suporta o Wi-Fi 7. Agora, acreditamos que o Wi-Fi 7 aparecerá em muitos dispositivos em 2023. Esperamos ter a certificação no final de 2023 para tornar a tecnologia mais popular a partir de 2024”, disse Moynihan.

Por sua vez, James Chen, vice-presidente de tecnologia de produto da MediaTek nos EUA, afirmou que o Wi-Fi 7 trará “mais inovação do que velocidade”, para reduz a latência: “O Wi-Fi 7 tem a velocidade, tem a combinação de 2,4, 5 e 6 GHz, mas também tem o load balancing. À medida que o Wi-Fi 7 fica maduro, acreditamos que os operadores da região (latino-americana) devem adotar a tecnologia”, disse o VP de marketing dos EUA.

Chen, da MediaTek (reprodução: MediaTek)

FWA

Adoção de Wi-Fi ao redor do mundo em levantamento da MediaTek (Reprodução: MediaTek)

Outra previsão da MediaTek é o avanço da tecnologia de Fixed Wireless Access (FWA) com o CPEs 5G.  Moynihan citou casos de sucesso de Verizon e T-Mobile nos EUA com a tecnologia que leva o Wi-Fi às residências, uma alternativa à fibra ótica. Dessa forma, o VP da fornecedora acredita que o FWA “ganhará tração” no “próximo ano e na próxima geração” de CPEs 5G. Chen afirmou ainda que os CPEs 5G se expandirão para outras regiões: “Por exemplo, na América Latina, nós acreditamos que deve crescer no próximo ano”, completou.