Carteira de Trabalho Digital

Imagens extraídas da Google Play. Imagem: divulgação

A Carteira de Trabalho Digital (Android, iOS) chega a 1 bilhão de acessos desde o seu lançamento, em setembro de 2019. Somente neste ano foram 462 milhões de acessos, sendo 45% deles por meio do app via celular ou tablet. O app foi desenvolvido pela Dataprev. Ao longo desses três anos foram habilitados 68 milhões de documentos digitais, tanto na web quanto em dispositivos móveis. No entanto, 37 milhões dessas carteiras de trabalho digitais estão nos aplicativos para Android e para iOS.

O CPF é o único número de identificação usado na Carteira de Trabalho Digital. Ou seja, este é o único número válido para fins de registro trabalhista. Dessa maneira, não é mais necessária a emissão do documento físico para contratação e as empresas ficam desobrigadas de realizar anotações no documento físico, podendo o trabalhador ser contratado por meio do eSocial, tendo apenas o número do CPF.

A Carteira de Trabalho Digital possibilita, em um único ambiente digital, a consulta a todas as informações sobre as experiências profissionais formais do seu usuário e, ainda, acompanhar se o empregador informou o vínculo e forneceu as informações corretas às bases do governo.